O certame leva o nome de Vinícius Alves de Souza em homenagem ao jovem atleta que faleceu no último dia 10 de março, durante a final da Copa Beto
A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, através da Diretoria Municipal de Esportes deu início, na tarde do dia primeiro de maio, feriado do trabalhador, ao Campeonato Municipal Vinícius Alves de Souza. O jogo de abertura do certame aconteceu no Estádio Municipal Raimundão, que foi totalmente reformado para receber a competição. O pontapé inicial da partida de abertura foi dado pelo prefeito Marcos Cabral, vice-prefeito Tonim Camargo e pelo pai do jovem Vinícius, Vanderly Alves, este, visivelmente emocionado pela homenagem ao filho. De acordo com o diretor municipal de esportes, Sandro Júnior, seis equipes participarão do evento esportivo: Lojas Centro, Vila Verde, Lió F.C, Barra Azul, Caiçara e Cedrolina.
Após a cerimônia de abertura do campeonato, aconteceu o primeiro embate do evento, entre Barra Azul e Cedrolina. As duas equipes apresentaram um belo futebol, proporcionando um espetáculo às centenas de pessoas que compareceram e lotaram o estádio. A disputa foi acirrada, mas o Barra Azul se mostrou melhor em campo e venceu a partida por 3 a 2, um resultado apertado dado ao alto nível das duas equipes, que serviu como mostra do que vem por ai, no decorrer da competição. Vale lembrar, que o campeonato é uma realização da Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal dos Esportes e conta com apoio da Câmara de Vereadores, que ajudará o município com uma contrapartida para a premiação em dinheiro. A prefeitura doou todos os uniformes às equipes participantes, bolas, redes e parte da premiação em dinheiro.
Para o prefeito Marcos Cabral, ao homenagear o jovem Vinícius a prefeitura está homenageando também todos desportistas do município, uma vez que foi um jogador exemplar, que tinha a admiração e o carinho de todos. À nossa reportagem, o prefeito falou das ações de seu governo em prol do esporte. “Gostar do esporte muitas pessoas gostam, mas não fizeram para o esporte o que precisava ser feito. Em nossos três governos fizemos o maior investimento em esporte entre os 13 mandatos de nossa cidade. Nós adquirimos o terreno e construímos esse estádio, reconstruímos o ginásio de esporte e depois o reformamos novamente, reformamos o estádio e investimos no rally dos sertões, apoiamos a eco bike e vamos fazer a segunda edição agora, com a participação da Pik Go e o vereador Usiel Cabral que está promovendo, e agora estamos iniciando esse campeonato municipal. O nosso próximo investimento no esporte será na iluminação do estádio Raimundão”, disse Cabral.
Ainda segundo o prefeito, fazer investimento em esporte é aplicar no ser humano e no futuro de todas as crianças. “O esporte retira das ruas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de ser uma atividade que melhora a saúde física de todo cidadão. Então, eu acredito que esse investimento em esporte é também um investimento em educação e na saúde da nossa população”, disse. Sobre a escolha do nome do campeonato, o prefeito disse: “Fizemos uma pesquisa para dar o nome desse campeonato e, ao ouvir do Rodrigo Jatobá a indicação do nome do Vinícius, que representa o esporte e perdeu sua vida jogando bola, entendemos que ele acertou em sua sugestão e nós a acatamos. Nossa administração é feita com a participação popular. Foi uma justa homenagem”, afirmou o prefeito em entrevista ao Imprensa do Cerrado, anunciando ainda que, no aniversário da cidade, dará inicio a um campeonato regional no município, com a participação de aproximadamente oito cidades vizinhas.
Presentes durante a abertura do campeonato, os pais do jogador homenageado pela administração municipal, Marli Souza e Vanderly Alves, falaram com nossa equipe e manifestaram sua gratidão pelo tributo feito a seu filho. “Queremos agradecer à prefeitura e aos atletas por essa iniciativa, pois no meio de tanta dor, uma alegria como essa conforta nossos corações. Nosso Vinicius estará sempre na mente e no coração de todos nós”, disseram.
Vinícius Alves de Souza foi um jovem atleta do município, querido por toda a comunidade, não apenas pelo bom futebol que jogava, mas também por seu carisma e boa conduta em meio à sociedade. Ele faleceu em 10 de março fazendo o que gostava, jogando futebol, na partida final da Copa Beto, quando sofreu um ataque cardíaco. Vinícius chegou a ser socorrido, mas não resistiu.